Nuno Fernandes

ZOMATO

Posicionamo-nos na vanguarda da inovação para garantir mais sustentabilidade ao negócio da restauração.

A Zomato é uma app de descoberta de restaurantes que disponibiliza informação sobre mais de um milhão de restaurantes em 24 países. O conteúdo atualizado inclui os menus dos restaurantes, fotos, moradas e outras informações, os utilizadores podem ainda avaliar e dar opinião sobre os restaurantes, bem como criar a sua própria rede de foodies com recomendações personalizadas.

Fruto das condicionantes provocadas pela Covid-19, a Zomato implementou um conjunto de medidas em diferentes áreas:

 

  • Informação. Na primeira fase da pandemia, foi de imediato criado um fórum de ajuda para que donos de restaurantes pudessem ter acesso a informação de uma forma central e com os tópicos mais relevantes, podendo esclarecer as suas dúvidas num período com tantas incertezas.
  • Novos produtos e serviços para incentivar o regresso aos restaurantes. Foram desenvolvidos dois novos serviços, nomeadamente:
  • Zomato Takeaway, que permite realizar o pedido e pagamento através da app ou website, bastando ao utilizador dirigir-se ao espaço para recolher o seu pedido de forma prática, conveniente e segura. Durante os primeiros meses de serviço, a Zomato apenas cobra as taxas de processamento bancário para garantir o máximo de margem aos espaços aderentes, sendo que todo o processo de adesão, digitalização de menus e ativação não tem qualquer custo.
  • Zomato Contactless, a forma mais segura e fiável de voltar a frequentar restaurantes, onde não se mexe em nada mais do que no próprio telemóvel [e nos talheres!]. É uma solução inovadora, que permite ver todos os menus digitais, através de QR code, contemplando ainda a realização do pedido e o pagamento digital, através da app, no telemóvel de cada cliente. Esta solução também está isenta de qualquer custo para o restaurante além das taxas bancárias, sendo a produção, implementação e formação suportada pela Zomato.
  • Reajuste dos produtos existentes. A subscrição da Zomato que garante benefícios em restaurantes, Zomato Gold, alterou o seu nome para Zomato Pro e trouxe consigo uma política de utilização mais ajustada ao contexto atual, garantindo um equilíbrio entre o benefício para utilizadores e uma percentagem de desconto mais flexível, entre os 20 e os 40%, em substituição da política do item de oferta.
  • Flexibilização e apoio às ferramentas de visibilidade. Em termos de investimento por parte dos restaurantes em publicidade na app, foi suspenso o pagamento nestes serviços durante os primeiros meses de pandemia, para que tivessem maior margem de manobra num período tão conturbado. Estas medidas foram complementadas nos meses mais recentes com apoios adicionais à comunicação online na Zomato para ajudar os restaurantes neste primeiro período de alguma recuperação.
  • Novos conteúdos. Desenvolvemos novos conteúdos que permitissem a comunicação de novas iniciativas por parte de restaurantes, Chefs e outros profissionais da área, mantendo uma ligação com toda a nossa comunidade de foodies.

    Estes conteúdos ganharam forma através de duas novas newsletters: Zomato em Casa e Zomato apoia a Restauração, onde partilhámos iniciativas de sucesso e dicas para fazer o mesmo. Reforçámos também a ativação do separador de Vídeos na aplicação, onde foram carregados conteúdos exclusivos de Chefs conceituados com sugestões de receitas de alguns dos pratos icónicos dos seus restaurantes, para que todos pudéssemos recriar em casa.